História

Uma empresa jovem, mas com fortes raízes

A LANXESS é uma empresa global com fortes raízes. A produção de pigmentos inorgânicos teve início em 1926. Combinando tradição e uma longa experiência com o dinamismo de uma jovem empresa, a LANXESS foi criada a partir da reorganização estratégica do grupo Bayer, dos setores de plásticos e negócios químicos, no início de 2005.

Reviva a história dos pigmentos inorgânicos de óxido de ferro e óxido de cromo desde o início. Clique sobre a barra de tempo e comande assim a sua viagem interativa pela história da empresa.

 

01.Jan 1973

Ultrapassamos a fronteira das 200.000 t

A produção anual atinge 200.000 t.

01.Jan 1976

Novo nome

Bayferrox® é sinônimo de pigmentos de óxido de ferro de alta qualidade.

01.Jan 1978

Internacionalização

A primeira planta internacional de pigmentos de óxido de ferro é inaugurada em New Martinsville, West Virginia. (A produção foi encerrada em 2007.)

01.Jan 1987

Low Silking

Chega ao mercado o produto Bayferrox® 915, conhecido como pigmento Low Silking. Ao contrário dos pigmentos amarelos de óxido de ferro em forma de agulha, esse pigmento possui uma estrutura quase esférica. Por essa razão, durante o processamento, as partículas de pigmento não se aglomeram em uma determinada direção, o que evita diferenças de tonalidade de cor.

01.Jan 1988

Pigmentos estáveis a altas temperaturas

O Colortherm® é lançado como nova marca para pigmentos estáveis a altas temperaturas. O primeiro produto é o Colortherm® 10, um pigmento amarelo de óxido de ferro com cobertura especial.

01.Jan 1991

Tipos G

Um novo tipo de produto é desenvolvido. Os novos granulados proporcionam maior fluidez e redução de poeira durante os processos.

01.Jan 1995

Óxidos técnicos

Os pigmentos Bayoxide® à base de óxidos de ferro e cromo também ampliam a linha de produtos para aplicações mais técnicas, nas quais a coloração desempenha um papel menos relevante.

01.Jan 1996

Crescimento internacional

São adicionadas novas plantas de produção de óxidos de ferro sintético: Porto Feliz, no Brasil, e Taopu, próximo de Xangai, na China.

01.Jan 1997

Tipos C

São lançados os novos pigmentos compactos de maior fluidez.

01.Jan 1998

Novas plantas na Grã-Bretanha e na Austrália

Novas plantas de mistura e moagem em Branston (UK) e Sydney (Homebush Bay, Austrália) ampliam a rede de produção já existente.

01.Jan 2002

Água potável através de Bayoxide® E 33

Chega ao mercado o produto Bayoxide® E 33, que permite a eliminação de arsênico e outras substâncias nocivas da água potável e das águas residuais. Por esse motivo, é chamado de adsorvedor de arsênico.

08.Apr 2003

Pigmentos especiais para aplicações em tintas e vernizes

Durante a European Coatings Show, em Nuremberg, foram apresentadas as novas linhas de pigmentos High Performance e High Performance Special, especialmente desenvolvidas para a indústria de tintas e vernizes.

07.Nov 2003

Decisão sobre o novo alinhamento

O Conselho Fiscal da Bayer AG aprovou o realinhamento estratégico de todo o Grupo Bayer proposto pela Diretoria da Bayer AG.

18.Mar 2004

LANXESS – o nome

Anunciado o nome LANXESS, composto do francês “Lancer” (lançar) e do inglês “Success” (sucesso).

27.Mar 2004

Apresentação da estratégia da marca

O logotipo claro e o marcante design corporativo enfatizam a abordagem proposta. O slogan resume a missão da empresa “Energizing Chemistry” (Energizando a Química).

01.Jul 2004

Início interno da LANXESS

A LANXESS apresenta internamente sua nova estrutura em 1º de julho de 2004, um importante marco no novo realinhamento do grupo. A partir desse momento, a LANXESS passa a operar amplamente e de forma independente. São realizados eventos informativos em Leverkusen e nas sucursais dos países para dar início à LANXESS.

28.Jan 2005

Entrada no Registro Comercial/Spin-off

Todos os acionistas da Bayer recebem ações LANXESS em adição às suas ações Bayer. Para cada dez ações Bayer, é emitida uma ação LANXESS.

31.Jan 2005

LANXESS vai para o mercado de ações

As ações são negociadas oficialmente pela primeira vez na Bolsa de Valores de Frankfurt em 31 de janeiro de 2005.

01.Sep 2006

80 anos de óxidos de ferro

Há 80 anos, os óxidos de ferro de alta qualidade da marca Bayferrox® são produzidos em Krefeld-Uerdingen.

12.Dec 2006

A LANXESS reorganiza a diretoria do grupo

Confirmação do dr. Axel C. Heitmann como presidente da diretoria e Matthias Zachert como diretor financeiro para mais um mandato de cinco anos. Rainer van Roessel é nomeado novo membro da diretoria.

16.Mar 2007

Mudanças na diretoria

O dr. Werner Breuers é nomeado pelo Conselho Fiscal da LANXESS novo membro da diretoria, com mandato a partir de 15 de maio de 2007. O dr. Rainer van Roessel é nomeado diretor de Relações de Trabalho, assumindo todas as áreas de responsabilidade do dr. Martin Wienkenhoever, que se desliga do grupo em 31 de março.

08.Feb 2008

Colored Concrete Works

Pela primeira vez, é apresentada uma campanha dirigida para arquitetos durante o evento “Ulmer Betontagen”, na Alemanha.

26.Jun 2008

LANXESS realiza sua primeira aquisição na China

Através da sua primeira aquisição na China, a empresa de especialidades químicas LANXESS AG expande as operações relativas à unidade de negócios Pigmentos Inorgânicos na Ásia. Próximo a Xangai, a LANXESS assume duas unidades de produção da Jinzhuo Chemicals Company Ltd., empresa com a qual mantinha até então parceria de cooperação. Uma dessas plantas já vinha sendo arrendada pela LANXESS desde 2007. Com essa aquisição, a LANXESS amplia sua capacidade de produção global para pigmentos inorgânicos em 5%. A fábrica em Jinshan é uma das maiores da China e caracteriza-se por métodos de produção modernos e sustentabilidade ambiental.

07.Oct 2008

LANXESS reduz as emissões dos gases de efeito estufa

O grupo de especialidades químicas LANXESS AG instala na planta brasileira de Porto Feliz uma usina de cogeração inovadora e altamente eficiente para a produção de eletricidade e vapor. A nova central elétrica será operada com bagaço, o componente fibroso da cana-de-açúcar, que sobra na produção do açúcar. Através da utilização desse combustível renovável e não poluente, é realizada a geração de energia de forma completamente isenta de CO2. 

31.Jan 2010

Cinco anos na Bolsa de Valores

Em 1º de fevereiro de 2010, o grupo de especialidades químicas LANXESS comemora o 5º jubileu de cotação das ações na Bolsa de Valores. Em todas as plantas ao redor do globo, os quase 14.600 funcionários da LANXESS celebram o dia da primeira cotação das ações na Bolsa de Valores de Frankfurt, em 31 de janeiro de 2005, quando o valor das ações atingiu 15,75 euros. Cinco anos depois, em 1º de fevereiro de 2010, a ação foi cotada a 27,42 euros. 

09.Mar 2010

Sustentabilidade – uma questão de princípio

Com a inauguração da usina de cogeração na planta de produção brasileira de Porto Feliz, a unidade de negócios Pigmentos Inorgânicos inicia sua campanha mundial de sustentabilidade.

23.Jun 2010

Recorde de produção em Krefeld-Uerdingen e investimentos globais

Com 25.000 t ao mês, a LANXESS Pigmentos Inorgânicos atingiu em maio uma produção de pigmentos nunca antes alcançada. O objetivo é aumentar a capacidade em todas as plantas através de investimentos no total de 20 milhões de euros durante 2010.

24.Jun 2010

Otimização técnica em Jinshan, China

É concluída na planta de Jinshan, em Xangai (China), uma nova fase de expansão. A partir de agora, a instalação poderá produzir até 28.000 t ano em sua capacidade total. Assim, a planta de Jinshan da LANXESS é a maior unidade de produção de pigmentos amarelos de óxido de ferro da Ásia. 

30.Sep 2010

Novos logotipos de produto

Com os novos logotipos de produto, que remetem ainda mais à família LANXESS, a unidade de negócios Pigmentos Inorgânicos  apresenta globalmente seus produtos de forma consistente – sob o portfólio de  marcas LANXESS.

21.Oct 2010

Maior ampliação na China

Ampliação das capacidades de produção na planta de Jinshan, em Xangai (China). Em adição à produção existente de amarelo, serão fabricadas ainda 10.000 t de pigmentos pretos. 

01.Feb 2011

85 anos de pigmentos de óxido de ferro de Krefeld-Uerdingen

Há 85 anos, os óxidos de ferro Bayferrox® de Krefeld-Uerdingen colocam cor em nossas vidas. Desde o início da produção, mais de 12 milhões de toneladas de pigmentos de alta qualidade deixaram a planta da LANXESS, principalmente os pigmentos vermelhos, fabricados pelo processo Laux, que são únicos em suas tonalidades e propriedades.

04.May 2012

Óxido de ferro inovador para dessulfurização de biogás

A LANXESS desenvolveu o Bayoxide E 16, um óxido de ferro sintético altamente eficiente para redução de sulfeto de hidrogênio em biogás, que pode ser adicionado diretamente ao reator de fermentação. O novo produto é uma alternativa econômica de custo em relação aos processos de dessulfurização convencionais, tais como o uso de carvão ativado.

05.Sep 2012

LANXESS entrará no índice DAX de ações da Alemanha

O Grupo de Trabalho de Índices de Ações da Deutsche Boerse AG decidiu incluir a LANXESS AG no índice de referência alemão DAX 30. O grupo de especialidades químicas fará parte do importante índice de ações da Alemanha, a partir de 24 de setembro de 2012. As ações da LANXESS foram negociadas a € 60,00, em 5 de setembro.

20.Nov 2012

1st Colored Concrete Works Award

LANXESS presented the 1st Colored Concrete Works Award to the prominent architect David Chipperfield for his “Ciutat de la Justicia” in Barcelona.

05.Dec 2012

Bayoxides from LANXESS for e-mobility

LANXESS has developed a range of iron oxides for the production of cathodes for lithium-ion batteries.

01.Feb 2013

LANXESS is the first iron oxide producer to achieve SCS Recycled Content Certification

LANXESS pigments can contribute towards the content of recycled materials in a building. This can assist in gaining LEED certification and other green building initiative credits.  

04.Jul 2013

LANXESS starts construction of the most modern iron oxide pigments site in China

LANXESS has started piling a premium iron oxide red pigments facility in Ningbo.

22.Nov 2013

1st LANXESS Pigments Symposium

 LANXESS kicked off its first Pigments Symposium on the topic of “Sustainable Technology for a Clean Environment”.

01.Mar 2014

LANXESS retains SCS Certification

LANXESS retains SCS Recycled Content Certification and remains the only iron oxide producer globally to have achieved this. LANXESS pigments can contribute towards the content of recycled materials in a building. This can assist in gaining LEED certification and other green building initiative credits

01.Apr 2014

Zachert becomes CEO

Matthias Zachert assumed the position of Chairman of the Board of Management of LANXESS AG on April 1.

26.Feb 2015

2nd Colored Concrete Works Award

LANXESS presented the 2nd Colored Concrete Works Award to the architect Akihisa Hirata for setting new standards in the use of colored concrete with his “innovative "Alp" building in Japan

19.Nov 2015

2nd Pigments Symposium

Worldwide experts attended the second LANXESS Pigments Symposium in Shanghai, China to discuss “"The global pigments industry in transition - Turning challenges into sustainable value creation"

20.Nov 2015

LANXESS Ningbo Pigments Plant Inauguration

Premium iron oxide red pigments will be produced using a newly developed and highly sustainable production process.