Porto Feliz – Brasil
A planta de sustentabilidade.
A planta em Porto Feliz, no Brasil, está definindo novos padrões para toda a LANXESS, e não só porque usa matérias-primas renováveis.
A planta da LANXESS em Porto Feliz, Brasil, é a maior em produção de pigmentos inorgânicos de óxido de ferro nas Américas. Mais de 270 funcionários fabricam os pigmentos de alta qualidade nas cores: amarelo, vermelho e preto e misturas dessas cores. Os pigmentos são vendidos primariamente na América do Norte, América Central e América do Sul.
Os sistemas de produção usados para fabricar os pigmentos inorgânicos em Porto Feliz operam de maneira ecologicamente amigável e usando recursos de maneira sustentável. Por exemplo, a otimização do processo profissional no projeto "Mudança de Reação e Reciclagem de Água” ajudou a cortar o consumo de água para cada tonelada métrica de produto em 40%. Para obter esse corte, foi necessária uma grande quantidade de medições, começando desde o ponto onde a água é removida do rio até sua purificação e retorno. O projeto também cortou custos operacionais e com tratamento de água residual. Paralelamente, melhorou a qualidade dos produtos e a produtividade.
Outro exemplo importante é a própria usina de cogeração de energia da planta, que entrou em operação em março de 2010. É uma usina de cogeração inovadora e altamente eficiente que produz eletricidade e vapor. Tem capacidade para gerar 4,5 MW e alcança uma taxa de eficiência de até 90%. Também é alimentada por bagaço, um componente fibroso da cana-de-açúcar que sobra da produção de açúcar. Graças ao uso dessa matéria-prima sustentável e ecológica, a energia é produzida de uma forma completamente neutra em termos de CO2. A quantidade de CO2 liberada é diretamente proporcional ao volume absorvido pelas plantações de cana-de-açúcar enquanto crescem.
Além da produção sustentável, a LANXESS também está comprometida com projetos sociais em Porto Feliz. Por exemplo, a empresa ajudou a construir um corpo de bombeiros local, um hospital, uma escola próxima à planta e mantém três salas de leitura. A empresa integra também funcionários com deficiência física no processo de produção.
A unidade de negócios Pigmentos Inorgânicos da LANXESS ainda tem mais planos de investimentos para a planta, não só em relação a inovações de produtos, melhoria de processos e expansão de capacidades, mas também com relação à promoção de atividades sociais e cumprimento de sua responsabilidade social em Porto Feliz.