Notícias

2014-06-04

Brasil veste as cores Bayferrox®

Estádios de futebol, projetos urbanos e de infraestrutura contam com os pigmentos inorgânicos da LANXESS

São Paulo -

Os pigmentos inorgânicos LANXESS levam beleza e sustentabilidade para arenas esportivas, pontos turísticos populares e infraestrutura urbana, como ruas, calçadas, praças, faixas exclusivas e ciclovias em todo o mundo há décadas. No Brasil, a empresa de especialidades químicas também é parte do jogo: mais de 120 toneladas de pigmentos inorgânicos, comercializados sob as marcas Bayferrox® e Colortherm®, podem ser encontrados no País em projetos de arquitetura e infraestrutura, levando cor para a maior festa do futebol mundial.

Um exemplo é a Arena das Dunas, em Natal. Os pigmentos amarelos e marrons Bayferrox 918LO, Bayferrox 601 e Bayferrox 975M da LANXESS foram utilizados no calçamento de pisos intertravados coloridos que cerca o estádio.

Outro exemplo é a Arena Pantanal, em Cuiabá. Na concepção da nova arena de esportes multifuncional, os planejadores implementaram um conceito ecológico em linha com a região aonde está localizado um dos ecossistemas mais ricos do mundo. Ele inclui a reciclagem do entulho gerado e o uso de madeira de construção a partir de fontes sustentáveis. O pigmento amarelo Bayferrox 921, feito através dos mais modernos e sustentáveis processos de produção atualmente existentes no mundo, se encaixa nesse conceito perfeitamente. Os pisos de blocos de concreto em tom de amarelo são uma característica atraente e amigável para o entorno do estádio e ajudam a arena a combinar com o ambiente natural.

Os pigmentos inorgânicos da LANXESS trazem cor ao concreto, além de apresentar excelente resistência à luz, intempéries e a materiais químicos. "Outra grande vantagem do uso de concreto colorido é o baixo custo de manutenção por um longo período de tempo", explica o Dr. Hans-Peter Baldus, líder da unidade de negócios de Pigmentos Inorgânicos (IPG) na região das Américas. Segundo ele, o uso de uma tinta convencional não seria apropriado devido ao clima brasileiro, com sol quente, chuvas fortes e alta umidade, e exigiria extensa manutenção ao longo do tempo.

Além de estar presente nos estádios, como as Arenas das Dunas, Pantanal, Maracanã e Mineirão, a LANXESS também traz cor para vários projetos urbanos no Brasil. Por exemplo, o Bayferrox está presente no novo Museu Luiz Gonzaga, localizado no complexo turístico Cais do Sertão, na cidade de Recife. Segundo os arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, responsáveis pelo projeto, a escolha do pigmento Bayferrox 975M da LANXESS no projeto arquitetônico de concreto colorido se deu pela semelhança que o concreto em ocre garante em relação às pedras do sertão. "Optamos por um material que representasse o arenito do Piauí e contrastasse com o cobogó, rendado branco que recobrirá todo o edifício", diz Ferraz.

Mais informações sobre os pigmentos inorgânicos da LANXESS podem ser encontradas no site www.bayferrox.com.br.

A unidade de negócios Pigmentos Inorgânicos faz parte do segmento Performance Chemicals da LANXESS, que registrou vendas de € 2,13 bilhões no ano fiscal de 2013.
 

LANXESS is a leading specialty chemicals company with sales of EUR 8.3 billion in 2013 and roughly 17,000 employees in 31 countries. The company is currently represented at 52 production sites worldwide. The core business of LANXESS is the development, manufacturing and marketing of plastics, rubber, intermediates and specialty chemicals. LANXESS is a member of the leading sustainability indices Dow Jones Sustainability Index (DJSI World and DJSI Europe) and FTSE4Good as well as CDP’s Climate Disclosure Leadership Index (CDLI).