Krefeld-Uerdingen – Alemanha

O epicentro para o óxido de ferro.

A cidade de Krefeld-Uerdingen, na região oeste da Alemanha, fica a matriz da unidade de negócios Pigmentos Inorgânicos da LANXESS, de longe, a maior planta de produção de pigmentos inorgânicos de óxido de ferro e óxido de cromo no mundo.

Krefeld-Uerdingen é o epicentro das operações globais de pigmentos inorgânicos da LANXESS. Os pigmentos Bayferrox® e Colortherm® de alta qualidade nas cores vermelho, amarelo, marrom, preto e verde são produzidos desde 1926, assim como os óxidos técnicos da linha de produtos Bayoxide®.

Os pigmentos são produzidos usando o processo Laux, o processo de precipitação ou o processo Penniman. As instalações são as maiores do tipo no mundo. Naturalmente, os sistemas de logística em Krefeld-Uerdingen são especialmente equipados para atender a altos volumes. Até 1.600 toneladas de pigmentos podem ser despachadas para várias partes do mundo todos os dias. Um sistema de empacotamento completamente automático e um de gestão de estoque foram introduzidos para lidar com essas grandes quantidades. A área de armazenamento de vários andares com bloqueio automático é controlada por computador - um exemplo moderno de logística de estoque que garante a utilização máxima da capacidade e o acesso rápido a toda a linha de produtos. Isso garante que as entregas aos clientes finais e aos parceiros de distribuição sejam confiáveis.

No entanto, o centro de produção em Krefeld-Uerdingen está também definindo padrões em sustentabilidade. Por exemplo, processos inovadores estão sendo usados para limpar água de processos que contêm ferro.

Graças a essa tecnologia altamente sofisticada, milhares de toneladas de pigmentos preto podem ser obtidas dessa maneira todos os anos, e o volume correspondente de resíduos pode ser evitado. A “água residual” é tão pura que pode ser descartada diretamente no Rio Reno. Outro exemplo que impressiona é o processo Laux. É atualmente o único processo industrial no mundo para a produção de óxidos de ferro que não requer a entrada de energia durante a síntese, mas libera energia na forma de calor. Esse calor é usado para gerar vapor ou água quente para dissolver os sulfatos de ferro ou lavar os pigmentos - um processo que é inigualável mundialmente em termos de eficiência energética.

Todos os anos, a importância mundial da planta em Krefeld-Uerdingen é fortalecida através de investimento pesado destinado a melhorar processos, motivar inovação e expandir a capacidade.

Com base em Krefeld-Uerdingen, a unidade de negócios de Pigmentos Inorgânicos da LANXESS tem mostrado que um fabricante líder de pigmentos inorgânicos pode operar com sucesso a partir  da Alemanha. Além da produção, a alta gerência, a divisão de pesquisa e desenvolvimento, o marketing global e o supply chain também estão localizados nessa planta. As instalações também estão integradas à infraestrutura de um parque químico altamente moderno.